O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) afirmou, em entrevista ao programa JBR Entrevista, que o esporte é um elemento transformador na sociedade. O parlamentar fez um balanço de sua trajetória política no Distrito Federal, destacando sua atuação na Secretaria de Esporte e a criação de leis que fortaleceram o esporte amador e profissional na capital.
Durante a conversa, o deputado também analisou o cenário eleitoral de 2026, detalhou a chapa do partido Republicanos, defendeu seu posicionamento político à direita e criticou a interferência do Poder Judiciário nas decisões do Congresso Nacional.
Júlio Cesar Ribeiro está no terceiro mandato. Ele começou a trajetória em Brasília em 2012 como Secretário de Esporte. Foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e reeleito em 2022. As principais bandeiras do mandato são a defesa da família e o esporte.
O parlamentar contou que, ao assumir a Secretaria de Esporte, percebeu que o foco era quase exclusivamente o futebol. Ele passou a incentivar outras modalidades, como as artes marciais. Ele destacou a criação do programa Compete Brasília, que começou atendendo cem atletas por ano e hoje atende mais de 5 mil. Também mencionou a extensão do Bolsa Atleta para a categoria Paralímpica.
Júlio Cesar lembrou do atleta Caio Bonfim, que conheceu quando ele ainda era jovem. O deputado disse que a secretaria investiu no atleta, que depois foi para as Olimpíadas, conquistou medalha e foi campeão mundial. Ele também falou sobre os Centros Olímpicos, que passaram de três para 12 unidades, com uma 13ª em construção no Paranoá.
Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte Nacional, o deputado disse que a lei aprovada no final do ano passado torna o mecanismo perene. Ele também foi relator do projeto que cria a Universidade do Esporte, já aprovado na Câmara e agora no Senado.
Em relação à política, Júlio Cesar afirmou que o Republicanos cresceu no cenário nacional. A meta do partido para 2026 é eleger mais de 50 deputados federais. No Distrito Federal, a meta é eleger dois ou três federais e três distritais. Ele disse que o partido é de direita e que acredita que o país precisa de representantes com esses valores.
O deputado também comentou a suspensão da chamada “Lei da Dosimetria” pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse que vê a suspensão de forma negativa e que o Judiciário interfere em prerrogativas do Congresso. Para ele, a lei, aprovada por maioria no Congresso, deveria ser cumprida.
