junho 23, 2026
GP Notícias»Notícias»Lula premia 682 alunos da OBMEP no Rio de Janeiro

Lula premia 682 alunos da OBMEP no Rio de Janeiro

Lula premia 682 alunos da OBMEP no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira, 22 de junho, da cerimônia nacional de premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro. No evento, 682 estudantes de todas as regiões do país receberam medalhas de ouro.

Durante a solenidade, Lula afirmou que a olimpíada se tornou um “sucesso extraordinário” e disse que, ao longo de seus mandatos, buscou combater os efeitos do descaso histórico com a educação no Brasil. O ministro da Educação, Leonardo Barchini, também destacou a competição e afirmou que a Obmep completou 20 anos e se consolidou como uma realidade no país.

Nesta edição, a premiação prevê ainda 2.046 medalhas de prata e 5.888 de bronze. Entre os medalhistas de ouro, 523 são estudantes de escolas públicas e 159, de instituições privadas. São Paulo teve o maior número de ouros, com 180, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará. Além disso, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa.

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e ocorre em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa, organizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), também encaminha premiados para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 a estudantes de escolas públicas.

Na cerimônia, Lula e Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, marcada para Tóquio, entre 10 e 14 de julho. O Ministério da Educação informou ter investido R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Cefet-RJ e de sete alunos do Colégio Pedro II, além dos professores que acompanharão a comitiva.

Também durante o evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou o termo de execução descentralizada do plano de trabalho para a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. O termo autoriza o chamamento de R$ 300 milhões para fundações de amparo à pesquisa, com foco em ações de popularização da ciência e divulgação científica.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, anunciou duas novidades: a primeira Olimpíada de Matemática para professores dos anos iniciais, que já ultrapassou 10 mil inscritos, e a criação de uma unidade do Impa Tech no Nordeste, com início previsto para março do próximo ano em Teresina. O anúncio foi feito com apoio do presidente Lula, segundo Viana.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →